À TODAS AS VÍTIMAS QUE VOLTARÃO PARA A REGIÃO DO DESASTRE – 134

27 de abril de 2011, 14:00
Centro de Informações em Línguas Estrangeiras sobre o Terremoto da Costa do Pacífico de Tohoku
Informações do desastre; boletim número 134

À TODAS AS VÍTIMAS QUE VOLTARÃO PARA A REGIÃO DO DESASTRE

As pessoas que voltarão para as suas casas na região do desastre, deverão tomar os seguintes cuidados alistados abaixo.
○Confira se foi colado em sua casa o papel de Definição do grau de risco de emergência (Boletim No 125), e, então siga as instruções inscritas no mesmo.
○Referente a luz・gás・água
Existem medidas especiais para a isenção ou extensão da data do pagamento das contas de luz, gás e água.Para maiores detalhes se informe junto a firma jurisdicional de moradia da cidade, território, bairro ou vila de onde vive.
・Luz: Cheque os aposentos, primeiro desligue a chave de luz. Após desconectar todas as tomadas, religue a chave de luz e reconecte as tomadas.
・Gás: Se dentro da sua casa estiver cheirando a gás, abra as janelas, feche o registro principal e entre em contato com a companhia de gás responsável. Talvez haja a nessecidade de supervisão no momento da reinstalação do gás, para isso, confira junto a companhia de gás e siga as devidas instruções.
・Água: Se estiver saindo água turva ou não sair água, entre em contato com o departamento de água e esgoto.
○Referente ao uso de veículos
Mesmo que já esteja seco, os veículos afetados pela água do mar, têm grande possibilidade de pegar fogo devido a curtos circuitos na instalação elétrica. Não ligue o motor, antes de usar consulte uma oficina mecânica.
※Referente a como agir no caso de um veículo que sofreu inundação http://www.jaf.or.jp/profile/news/file/2010_45.htm
○No caso da casa avariada estar inabitável ou ter se tornado um refúgio
No caso de moradias alugadas, entre em contato com o proprietário ou a firma proprietária. Se estiver avariada, antes da reforma, faça o registro do Certificado de flagelado devido ao terremoto (Boletim No 123) junto ao órgão da cidade, território, bairro ou vila mais próximos. Poderá conferir sobre alojamentos que oferecem estadias gratuítas como refúgio, habitações públicas fora da província (Boletim No 62) Informações sobre moradias vazias(Home stay para vítimas do desastre http://www.shinsai-homestay.jp/index.html)、(Site de correspondência para as vítimas do desastre http://roomdonor.jp/) nos sites citados.

【Mais Informações】
Centro de Informações em Línguas Estrangeiras sobre o Terremoto da Costa do Pacífico de Tohoku
E-mail: tabumane110311@yahoo.co.jp

Back to Home | Back to Português.